O amistoso entre Brasil e Chile, nesta quarta-feira às 22h, no Mineirão, será o segundo evento nos padrões Fifa em estádios do país para a Copa das Confederações-2013 e Copa do Mundo-2014. O COL (Comitê Organizador Local) anunciou nesta terça uma relação de 14 áreas de serviço que serão testadas na partida, mas admitiu que ainda precisará corrigir imperfeições antes das competições oficiais.
De acordo com o comunicado oficial divulgado pelo COL, "o fato de existir um evento-teste não significa que o torcedor encontrará nesta quarta-feira 100% dos serviços que serão utilizados na Copa das Confederações ou na Copa do Mundo. E muito menos que os serviços deverão funcionar na mesma escala ou padrão da competição. Os testes são necessários exatamente para corrigir imperfeições, de maneira que o serviço seja de excelência durante as competições da Fifa".
Os 14 pontos que serão avaliados do jogo entre brasileiros e chilenos são: limpeza e resíduos, serviços ao espectador, catering, competições (que inclui gramado, equipamentos, gandulas, treinos, protocolo de jogo, árbitros, vestiário e aeroporto), tecnologia da informação, protocolo, operações de imprensa, transporte, broadcast, voluntários, segurança, credenciamento, logística, serviços médicos, hospitalidade, ticketing e marketing.
Divulgação/Secopa MG
Estádio do Mineirão vai receber nesta quarta o amistoso entre Brasil x Chile, evento-teste da Fifa
Serão de 1200 a 1500 pessoas envolvidas no processo, mas diversos intens não poderão ser testados, já que a organização do amistoso é de responsabilidade da CBF, e não da Fifa. Algumas diferenças são notáveis, como a venda e distribuição de ingressos, que ocorre de maneira diferente nos torneios, e os serviços de hospitalidade ao torcedor e comercialização de produtos e marketing, que não existem nesta partida. Facilidades para a imprensa, como conexão à internet, por exemplo, também ainda serão melhoradas para a Copa das Confederações.
Por outro lado, um esquema especial de trânsito com limitação de circulação nos arredores do Mineirão, a presença de voluntários, lugares marcados nas arquibancadas, sistema de som e vídeo dos telões e todo o protocolo com as seleções serão realizados nos moldes do que acontecerá na Copa do Mundo. A logística na chegada da delegação do Chile à capital mineira já foi feita dos padrões exigidos.
Um ponto que o COL fez questão de deixar claro é que a segurança do lado externo no estádio é de responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte e do Governo Estadual de Minas Gerais. Assim como será nas competições da Fifa, o COL será responsável pelos problemas deste tipo que acontecerem apenas na parte interna e acessos ao Mineirão.
Vale lembrar que no primeiro evento-teste feito no Brasil, o clássico entre Fortaleza e Ceará, pelo Estadual, no dia 14 de abril, no Castelão, ocorreram duas mortes em uma briga de torcida nas ruas próximas ao estádio, mas o COL se eximiu de culpa nesta situação.
Outros quatro testes nos padrões da Fifa ainda serão realizados antes da Copa das Confederações. O próximo será já no domingo, no confronto entre Bahia e Vitória, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Depois, no dia 22 de maio, na Arena Pernambuco, em Recife, em um jogo entre Náutico e adversário indefinido, pela Copa do Brasil, seguido de Flamengo x Santos, no dia 26 e maio, no estádio Nacional de Brasília, pela primeira rodada do Brasileiro, e, por fim, o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho, no Maracanã, no Rio de Janeiro.